Novidades

Hipertensão não afeta só o coração

14/05/2018

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, que não apresenta muitos sinais. A “pressão alta”, popularmente conhecida, atinge cerca de 30 milhões de brasileiros e muitos associam a doença ao risco de doenças cardíacas. Porém, engana-se quem pensa que a hipertensão faz mal apenas para o coração.

O aumento da pressão provoca a rigidez das artérias e veias, comprometendo o fluxo de sangue – que transporta oxigênio e nutrientes – no organismo.  O cérebro é um órgão que demanda um fluxo de sangue contínuo para exercer suas funções e quando afetado pela falta de oxigenação, compromete a memória, a concentração e a cognição.

A hipertensão também é uma das principais causas da insuficiência renal. Isso porque, com a redução da quantidade de sangue que chega aos rins, fica comprometida a capacidade do órgão de exercer suas funções, como filtrar substâncias e eliminar impurezas do organismo.

Os olhos são outra parte do corpo que podem sofrer problemas, especialmente na retina, decorrentes da pressão elevada. O estreitamento dos vasos sanguíneos e o enrijecimento das paredes arteriais podem levar a um quadro de hemorragia nos olhos e deslocamento da retina, e, em casos mais graves, até à cegueira.

Saiba mais em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53338-hipertensao-como-evitar-a-doenca-que-prejudica-coracao-cerebro-e-outros-orgaos