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Mantenha sua coluna saudável

04/04/2018

Quem nunca sofreu com uma dor nas costas, daquela que, mesmo leve, persiste por vários dias? Ou quem nunca deu aquele “mau-jeito” nas costas ao fazer um movimento brusco? Em casa, no trabalho ou mesmo nos momentos de lazer, estamos sempre expostos a situações que colocam a saúde da nossa coluna em risco.

Segundo o Ministério da Saúde e o IBGE, 18,5% da população têm alguma doença crônica na coluna como lordose, artrose, escoliose ou hérnia de disco. Por isso, separamos algumas dicas simples que no dia a dia acabam passando despercebidas:

1. Sempre quando for abaixar para pegar algum objeto, flexione os joelhos.

2. Não flexione a cabeça para baixo ao ler um livro no transporte público ou digitar no celular. Prefira elevar os braços deixando a leitura mais próxima à visão.

3. Faça pequenas pausas durante o dia, levantando-se: aproveite para ir ao banheiro, tomar água ou café.

4. É muito comum nos descuidarmos da coluna enquanto trabalhamos. Lembre-se de manter a coluna sempre ereta, com as costas totalmente apoiadas na cadeira e os pés apoiados no chão para que o joelho esteja dobrado em um ângulo de 90 graus.

5. Ao dormir, a melhor posição para o sono é deitar de lado, com os joelhos dobrados, imitando a posição fetal. Se você tem o costume de dormir de bruços, muito cuidado: esta posição é a que mais força a lombar.

Saiba mais em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53256-postura-saiba-como-cuidar-da-saude-da-coluna