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24/08/2017

Controle a ansiedade

Aflição, agonia, impaciência e inquietação são alguns dos sinais mais clássicos de ansiedade, sentimento capaz de prejudicar a qualidade de vida, autoestima e saúde do ser humano. Aprender a lidar com ela é fundamental para garantir uma vida saudável. Para isso, é preciso entender os seus mecanismos. 

A ansiedade é uma excitação do sistema nervoso central que acelera o funcionamento do corpo e da mente. Quando estamos ansiosos, liberamos o neurotransmissor noradrenalina, que provoca toda essa excitação. Num grau controlável, é encarada como sinal de alerta que deixa o corpo em estado de atenção para lidar com situações de perigo.

Risco de virar doença

Se não for controlada, a ansiedade pode causar doenças que afetam a saúde física e mental. Gastrite, úlceras, taquicardia, hipertensão e cefaleia são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade.

Mas não se assuste por sentir ansioso. Todas as pessoas, em maior ou menor grau, sofrem de ansiedade. O transtorno merece atenção especial quando passa a prejudicar os relacionamentos conjugais, profissionais e acadêmicos. Quando ultrapassa limites, a ansiedade pode “paralisar” a pessoa, afetando, por exemplo, a realização das suas tarefas diárias. Nesses casos, é importante buscar ajuda especializada.

 

O QUE EVITAR

Cafeína - O café é um dos maiores estimulantes da ansiedade. As pessoas com transtorno de ansiedade devem evitar o consumo. O ideial é que você diminua a ingestão de todas as bebidas que tenham cafeína e substitua por aquelas que induzam ao relaxamento, como chás de ervas.

Açúcares refinados – O açúcar é uma das substâncias que pode acelerar os casos de ansiedade, interferindo, sobremaneira, na alteração de humor.

Preocupação - A preocupação em excesso é sempre um vilão para os ansiosos. Preocupar-se com algo que você pode influenciar, que pode mudar para diminuir um desconforto ou melhorar a situação ou o seu estado, será sempre útil. Mas preocupar-se com algo que você não pode mudar, gera efeito contrário, amplia a sensação de ansiedade e provoca mais desconforto e mal estar.

 

NÃO DEIXE DE FAZER

Atividade física -  O exercício físico regular ajuda a distrair a mente, estimular o sistema imunológico, diminuir a tensão muscular, regular o sono e a regular os níveis dos neurotransmissores.

Meditação – É um eficaz estímulo para a redução dos níveis de ansiedade.

Yoga – A prática oriental fornece um meio termo entre a meditação e a prática de exercício físico. Com exercícios que estimulam a respiração, ajuda aliviar os efeitos da ansiedade.

Pensar positivo - É importante que na presença de sintomas de ansiedade você consiga orientar a sua atenção para mentalizar coisas positivas.

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