Blog Multiscan

Notícias

01/11/2016

Agora é a vez dos homens

Em novembro a atenção se volta para a prevenção e a detecção precoce do câncer de próstata. A campanha Novembro Azul chega com essa finalidade. Afinal, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para novos casos de câncer de próstata no Brasil  até dezembro deste ano, é de 61.200.

De acordo com o Inca, mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado o câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Ainda segundo o Inca, esse tumor pode crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. É importante ficar atento, ir ao médico regularmente, fazer os exames prescritos, adotar uma alimentação e estilo de vida saudáveis.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam sintomas ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade para urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Homens acima dos 45 anos devem procurar o urologista, uma vez por ano, para realizar exame de próstata. Quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem cura.

Fatores de risco

-Problemas urinários.
-Falta de exame médico preventivo com toque retal.
-Dieta rica em gordura animal.
-História familiar de câncer de próstata (pai, tio, irmão).
-Idade avançada (a frequência desse tipo de câncer aumenta com o avanço da idade).
-Pessoas de origem africana.

Como prevenir

• Homens acima de 45 anos, com história familiar de câncer de próstata, e os negros devem realizar exames de toque retal (TR) e dosagem do antígeno prostático específico (PSA) uma vez por ano.
• Homens acima de 50 anos devem fazer esses mesmos exames uma vez por ano.

imagem

Voltar
Vitória: (27) 2104-5000
Vila Velha: (27) 2104-5000
Cariacica: (27) 2104-5000
Serra: (27) 2104-5000
Vitória: Rua José Teixeira, 316 – Praia do Canto
Vila Velha: Rua Henrique Moscoso, 417 – Praia da Costa
Cariacica: Rua Getúlio Vargas, 57 - Campo Grande
Serra: Av. Bnh, 1025, Loja 02 - Parque Res. Laranjeiras