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20/08/2013

Nutricionista orienta sobre aproveitamento integral dos alimentos

Todos precisam de uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Alcançar esse objetivo é mais simples e mais econômico do que se pode imaginar. Na abertura da Campanha Sipat 2013, realizada no último dia 19, o Multiscan disponibilizou para seus colaboradores a palestra “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, com a nutricionista Karla Vilas Boas. Ela orientou desde a escolha dos alimentos, a forma de armazená-los, de prepará-los, falou sobre o valor nutricional e, por fim, os colaboradores puderam degustar alguns bolos, sucos e croquetes feitos com cascas de alimentos. A alimentação integral, esclareceu Karla, possui como princípio a diversidade de alimentos e a complementação de refeições, com o objetivo de reduzir custos, proporcionar preparo rápido e oferecer paladar regionalizado. Uma dica econômica e que colabora para a cozinha regional é optar por frutas, legumes e hortaliças da época. Outra dica fundamental para a boa conservação e utilização dos alimentos é lavar bem e não retirar cascas grossas. Na hora do preparo, é importante separar apenas a quantidade necessária para a sua refeição ou de sua família. Calóricos e nutritivos Entre as receitas preparadas para degustação após a palestra, estavam suco de beterraba com limão, bolo de casca de banana, sementes torradas de abóbora e de melão e várias outras muito saborosas e de aparência convidativa. Mas Karla faz um alerta: quem precisa de uma dieta com restrição, inclusive restrição calórica, é preciso seguir orientação direcionada por um profissional, pois os alimentos preparados de forma integral são calóricos e muito nutritivos. A casca de abóbora, por exemplo, possui 104% a mais de proteína do que o seu miolo e a casca da banana possui 106,6% a mais do que a fruta em si. A proteína, informa a nutricionista, é o nutriente responsável pela construção do corpo, auxilia no crescimento das crianças. Veja abaixo algumas dicas de alimentos que podem ser preparados integralmente e algumas receitas fornecidas pela nutricionista. Para ter acesso a inúmeras outras receitas e dicas, entre no site www.mesabrasil.sesc.br e acabe com o desperdício em sua alimentação. DICAS Alimentos que podem ser aproveitados integralmente Folhas de cenoura, de beterraba, de batata doce, de couve-flor, de abóbora, de rabanete, de nabo, de mostarda. Cascas de batata inglesa, de banana, de tangerina, de laranja, de mamão, de pepino, de maçã, de abacaxi, de berinjela, de beterraba, de melão, de maracujá, de goiaba, de manga, de abóbora. Talos de couve-flor, de brócolis, de beterraba. Entrecascas de melancia e de maracujá. Sementes de abóbora, de melão, de jaca. Pão amanhecido Pés e pescoço de galinha. Tutano de boi. Valor nutricional Carboidrato – fornece energia para o corpo. Proteína – nutriente responsável pela construção do corpo, auxilia no crescimento das crianças. Lipídio (gordura) – regula a temperatura do corpo, protege os órgãos contra traumas. Fribra – auxiliar no controle do nível de açúcar e de gordura no sangue, ajudando a prevenir o diabetes. Fósforo – auxilia na manutenção do cálcio nos ossos. Potássio – auxilia no controle da pressão arterial. RECEITAS Assado de cascas de chuchu Ingredientes 4 xícaras de chá de cascas de chuchu, bem lavadas, picadas e cozidas. 2 colheres de sopa de queijo ralado. 1 xícara de chá de pão amanhecido, molhado na água ou no leite. 1 cebola pequena. 1 colher de sopa de óleo. 2 ovos inteiros batidos. Sal a gosto. Preparo Bater as cascas no liquidificador. Coloca a massa obtida em uma tigela e misturar o restante dos ingredientes. Untar um pirex ou uma forma com óleo ou margarina. Despejar a massa e levar para assar até que esteja dourada. Servir quente ou frio. Esta receita pode ser enriquecida, juntando à massa uma lata de sardinha desfiada. Observação: podem também ser utilizadas as cascas e outros ingredientes, como cenoura, abóbora, rabanete, beterraba, nabo ou talos de agrião, de couve e de brócolis. Refogados ou cozidos. Bolo de casca de banana Ingredientes 2 xícaras (chá) de casca de banana madura. 4 gemas. 4 claras em neve. 2 ½ xícaras (chá) de açúcar. 3 xícaras (chá) de farinha de trigo. 5 colheres (sopa) rasas de margarina. 2 colheres (sopa) de fermento em pó. Canela em pó para polvilhar. Preparo Bater no liquidificador as cascas de banana com ½ xícara (chá) de água. Reservar. Na batedeira, colocar a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea. Misturar as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento. Por último, colocar as claras em neve, polvilhando com a canela antes de ir ao forno. Levar ao forno em forma untada, assar durante 30 ou 35 minutos.

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