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26/07/2016

Tenha uma alimentação saudável

Além de escolher bem os alimentos e se aconselhar com um nutricionista, listamos algumas dicas importantes para que você adote uma alimentação saudável.

 

Faça as refeições com calma

 

Seu organismo precisa deste tempo para processar os alimentos.

 

Mastigue bem os alimentos

A mastigação deve tornar o alimento pastoso, facilitando o processo digestivo. Quando há ansiedade, o controle da ingestão de alimentos é prejudicado e, muitas vezes, come-se  mais. Então, não coma em menos de 20 minutos cada refeição.

 

Líquidos x Refeição

O líquido faz com que você não mastigue bem os alimentos e atrapalha o processo digestivo. Procure utilizar líquidos 30 minutos antes ou 60 minutos após as refeições principais.

 

Horários para as refeições

Tenha horário para suas refeições. Ele faz com que o organismo mantenha um ritmo, com estabilidade nutricional e hormonal.

 

Alimente-se a cada 3 horas

O cérebro precisa de aporte constante de glicose (carboidrato). A inconstância em receber esse nutriente, traz redução da disposição, além de proporcionar perda de massa muscular. Comendo a cada três horas, a fome e a voracidade se mantêm sob controle, evitando episódios de compulsão alimentar.

 

Alimentos integrais

Consuma alimentos integrais. Eles contêm vários nutrientes que estão na película do grão. São excelentes para manter os níveis de glicemia (açúcar no sangue), têm fibras que servirão de alimento para as bactérias benéficas do intestino, ajudam no controle do colesterol e na saciedade.

 

 Consuma frutas e hortaliças

Ingira verduras, legumes e frutas. Eles são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais. Contém também fitoquímicos, que são excelentes antioxidades (protetores das células).

 

Evite alimentos refinados

Os alimentos considerados brancos (pão, açúcar, trigo, arroz), além de não conter mais a sua película - onde estava a maioria dos nutrientes - também passam por um processo químico chamado de branqueamento. Neste processo, diversas substâncias químicas são adicionadas, com potencial efeito negativo para o organismo. Os alimentos refinados não alimentam as bactérias "boas". Assim, poderá favorecer o crescimento das bactérias patogênicas (ruins) e desequilibrar a flora intestinal.

 

Ingira líquido

A ingestão de líquidos durante o dia faz com que o corpo se mantenha bem hidratado e ajude o organismo a transportar os nutrientes. O melhor método para verificar a hidratação é a cor da urina, a qual deve estar amarela bem clara.

 

Evite os industrializados

Evite alimentos industrializados, processados e embutidos. Estes produtos contêm inúmeras substâncias químicas que não são reconhecidas pelo organismo. O consumo desses alimentos em quantidade excessiva demanda trabalho do fígado para neutralizar corantes, conservantes, etc, e depois eliminá-los, muitas vezes com auxílio dos rins. Alguns produtos com potencial efeito cancerígeno podem ser recebidos pela ingestão desses produtos ou serem produzidos no processo de desintoxicação. Pode haver comprometimento do sistema imunológico e processos alérgicos devido à ingestão de produtos estranhos ao organismo.

 

Fonte de informação:
http://gnt.globo.com/bem-estar

 

 

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