Blog Multiscan

Notícias

13/06/2016

O inverno se aproxima. Tenha atenção aos sintomas da gripe e do resfriado

O inverno tem início no dia 21 de junho e vai até 20 de setembro. Nesse período aumentam as chances de doenças como gripe e resfriado. Mas você sabe qual a diferença entre elas?

Muitas pessoas confundem os sintomas e acabam facilitando o agravamento do quadro clínico da gripe, que pode levar à situações graves.

De acordo com orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), assim como a gripe, o resfriado é causado por vírus. Alguns sintomas entre as duas doenças são parecidos, como presença de coriza nasal, dor na garganta e mal-estar. Mas as semelhanças param por aí.

Confira os sintomas

Gripe – Febre alta, com duração maior do que sete dias, e mal-estar generalizado, inclusive com dor no corpo. A pessoa fica debilitada, com coriza nasal, dor de garganta e perda de apetite. Quando não tratada corretamente, pode evoluir para uma pneumonia e outras complicações que necessitam de cuidado hospitalar. Uma gripe forte pode complicar doenças cardíacas e levar pessoas idosas a ter infarto do miocárdio ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Resfriado – Febre sempre baixa. Também pode vir acompanhada de dor na garganta. Atinge, normalmente, as vias aéreas superiores. Após o terceiro ou quarto dia, os sintomas desaparecem.

Precauções

· Tanto nos quadros de gripe ou de resfriado, é importante reforçar a hidratação. Beba bastante água, suco ou água de coco.

· Mantenha os ambientes bem ventilados e evite locais com grande concentração de pessoas.

· Só faça uso de medicação com prescrição médica.

Voltar
Vitória: (27) 2104-5000
Vila Velha: (27) 2104-5000
Cariacica: (27) 2104-5000
Serra: (27) 2104-5000
Vitória: Rua José Teixeira, 316 – Praia do Canto
Vila Velha: Rua Henrique Moscoso, 417 – Praia da Costa
Cariacica: Rua Getúlio Vargas, 57 - Campo Grande
Serra: Av. Bnh, 1025, Loja 02 - Parque Res. Laranjeiras