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13/07/2015

A função do sono

Nada melhor do que chegar em casa depois de um longo dia, dormir pro­fundamente e acordar renovado no dia seguinte. Mas dormir bem vai além de fechar os olhos. É preciso ter um sono de qualidade, que realmente revigore as energias.

Especialistas alertam que um sono ruim desorganiza o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios, favore­cendo, por exemplo, a obesidade e a depressão. Durante o sono, o organismo produz leptina - hormônio capaz de con­trolar a sensação de saciedade. Então, quem tem dificuldade para dormir produz menos quantidade desta substância. A consequência é a ingestão exagerada de calorias durante o dia, pois o corpo não se sente satisfeito.

Outro complicador é que noites mal dormidas podem levar o organismo a produzir maior quantidade de grelina – hor­mônio relacionado à fome e à redução do gasto de energia. Para piorar as consequências das noites mal dormi­das, estudo realizado pela Universidade de Chicago (USA) apontou que pessoas que dormem de seis a oito horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono frag­mentado. Conclusão: dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.

É também durante o sono profundo que as proteínas são sintetizadas em larga escala para manter ou expandir a rede de neurônios ligados à memória, ao apren­dizado e outros benefícios.

 


FIQUE ATENTO ÀS ARMADILHAS DO QUARTO

Excesso de luz
Quando o quarto está muito claro, o cor­po não produz a melatonina - hormônio responsável pelo sono. A luz consegue chegar ao globo ocular mesmo com os olhos fechados e, com a influência da claridade, a melatonina é bloqueada.

 

Barulho

O sono é dividido em duas fases: super­ficial e profundo. É apenas na segunda fase que o corpo consegue recuperar as energias. Quando há alternância entre sons altos e baixos, o organismo fica em estado de alerta e não passa para a fase profunda do sono. O mesmo acontece com quem tem hábito de ouvir músicas agitadas na hora do repouso.

 

Temperatura

Deixar o quarto em uma temperatura amena é importante. O metabolismo fica acelerado quando o cômodo está muito quente e abafado, o que diminui a qualidade do sono. Já um quarto muito frio pode causar tremores e contrações, que, assim como a variação do som, faz com que o corpo tenha dificuldade de entrar na fase de sono profundo.

 

Colchão e travesseiro

É preciso escolher bem o colchão e o travesseiro. Acordar com dores no pes­coço ou pelo corpo é sinal de que esses objetos não estão de acordo com o seu tamanho e peso. Busque orientação com um profissional.

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