Blog Multiscan

Notícias

27/02/2015

Previna-se das doenças típicas do outono

Dia 20 começa o outono. Com ele os meses mais frios do ano se aproximam. Durante esse período, é muito comum as pessoas ficarem mais próximas e em ambientes fechados, o que facilita a disseminação de doenças transmitidas pelo ar. É claro que os problemas podem acontecer durante todo o ano, mas as características do outono e so inverno são ideias para a ação dos vilões dessas estações.

A associação da diminuição da temperatura, da baixa umidade do ar e do maior nível de poluição atmosférica aumentam os casos de doenças respiratórias inflamatórias, alérgicas e infecciosas. Entre as principais estão a gripe e o resfriado, que costumam ser confundidos.

Sintomas

Embora os sintomas sejam semelhantes, os da gripe são bem mais intensos. A gripe “derruba” a pessoa, deixa-a de cama, sem a menor condição de sair de casa.

A pessoa obrigatoriamente tem febre que ultrapassa 38,5º, às vezes chegando aos 40º. Quem está com gripe fica vários dias com febre e tem um comprometimento geral importante, com dores no corpo, sensação de mal-estar muito intensa e cabeça levemente “pesada”.

O vírus da gripe se manifesta em toda a árvore respiratória, ou seja, na traqueia, brônquios e eventualmente nos pulmões. Trata-se de uma doença de maior extensão e intensidade, sobretudo para as pessoas debilitadas. Tem duração aproximada de sete a dez dias.

Já o resfriado é bem mais leve e tem duração de dois a quatro dias. Pode dar febre baixa, alguma dor muscular e um pouco de tosse.

A prevenção, para ambos os casos, deve começar com os cuidados com relação ao meio ambiente. É necessário evitar locais fechados e aglomerações, principalmente, se houver pessoa já com uma destas doenças.

Outras indicações durante o outono são: cuidados higiênicos como usar álcool em gel para limpar as mãos, e não se esquecer das campanhas de vacinação antigripal. Crianças e idosos são os mais afetados.  Previna-se! 

Voltar
Vitória: (27) 2104-5000
Vila Velha: (27) 2104-5000
Cariacica: (27) 2104-5000
Serra: (27) 2104-5000
Vitória: Rua José Teixeira, 316 – Praia do Canto
Vila Velha: Rua Henrique Moscoso, 417 – Praia da Costa
Cariacica: Rua Getúlio Vargas, 57 - Campo Grande
Serra: Av. Bnh, 1025, Loja 02 - Parque Res. Laranjeiras