Blog Multiscan

Notícias

05/02/2015

Cuidados para evitar a falta de água

O desperdício deve ser combatido em qualquer situação. Mas agora no verão, com a crise da água se agravando a cada dia, lembrar de alguns cuidados ao tomar banho, escovar os dentes, regar as plantas, entre outros, é de fundamental importância.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês de água (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

O Multiscan lista abaixo algumas dicas para o uso racional da água.

 

No banho

  • Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa.
  • Reduza o tempo do banho para algo em torno de 5 a 10 minutos.

 

Um banho de 15 minutos, com registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se o registro for fechado enquanto a pessoa se ensaboa e o tempo de banho cair para 5 minutos, o consumo de água reduz para 45 litros.

Ao escovar os dentes

  • Feche a torneira enquanto escova os dentes.
  • Não se preocupe com o tempo de escovação, desde que a torneira esteja fechada.

 

O cuidado de manter a torneira fechada durante a escovação e enxaguar a boca com um copo de água, proporciona uma economia superior a 11,5 litros de água.

 

 Na cozinha

 

  • Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só depois, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem de ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxágue.
  • Se você faz uso de máquinas de lavar louça, só ligue a máquina quando ela estiver cheia.
  • Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.

 

 

Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros. 
Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros. Por isso, o ideal é utilizá-la somente quando estiver cheia.

 

Na área de serviço

  • Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez.
  • Caso use máquina de lavar roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana.
  • Ao lavar roupas no tanque, deixe-as de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas para o enxágue e aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço.

 

 

Uma lavadora de roupas com capacidade para 5 quilos, gasta 135 litros. Portanto, o ideal é usá-la somente com a capacidade total.

 

Jardins

  • Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar mangueira. 
  • Regue as plantas pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação.

 

 

 Calçada e carro

  • Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada e o pátio da sua casa.
  • Use um balde e um pano para lavar o carro, ao invés de mangueira. 

Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água.

Muita gente gasta até 30 minutos para lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.

imagem

Voltar
Vitória: (27) 2104-5000
Vila Velha: (27) 2104-5000
Cariacica: (27) 2104-5000
Serra: (27) 2104-5000
Vitória: Rua José Teixeira, 316 – Praia do Canto
Vila Velha: Rua Henrique Moscoso, 417 – Praia da Costa
Cariacica: Rua Getúlio Vargas, 57 - Campo Grande
Serra: Av. Bnh, 1025, Loja 02 - Parque Res. Laranjeiras