Blog Multiscan

Notícias

03/11/2014

Multiscan apoia a campanha Novembro Azul

Chegou a vez de intensificar a atenção ao câncer de próstata. A So­ciedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza a campanha Novembro Azul para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e da detecção precoce da doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é o segundo tipo mais comum entre os homens brasi­leiros (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, re­presentando cerca de 10% do total de cânceres. 

Ainda segundo o Inca, o câncer de próstata é mais incidente na terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado no número de casos no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualida­de dos sistemas de informação do país e pelo aumento da expectativa de vida.

A próstata é uma glândula do apa­relho genital masculino que se localiza logo abaixo da bexiga e à frente do reto. É um órgão pequeno e possui a forma de uma maçã. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

A estimativa do Inca é de que surjam, até o final deste ano, 68.800 novos casos de câncer de próstata, com previsão de 13.129 mortes. A doença progride lentamente e não apresenta sintomas em sua fase inicial. Por isso, a ida anual ao urologista a partir dos 45 anos é essencial para o diagnóstico precoce.

Fatores de risco

  • Problemas urinários.
  • Dieta rica em gordura animal.
  • Histórico familiar de câncer de próstata (pai, tio, irmão).
  • Idade avançada (a frequência desse tipo de câncer aumenta com o avanço da idade).
  • Pessoas de raça negra.

imagem

Voltar
Vitória: (27) 2104-5000
Vila Velha: (27) 2104-5000
Cariacica: (27) 2104-5000
Serra: (27) 2104-5000
Vitória: Rua José Teixeira, 316 – Praia do Canto
Vila Velha: Rua Henrique Moscoso, 417 – Praia da Costa
Cariacica: Rua Getúlio Vargas, 57 - Campo Grande
Serra: Av. Bnh, 1025, Loja 02 - Parque Res. Laranjeiras