Blog Multiscan

Notícias

08/04/2014

8 de abril, Dia Mundial do Combate ao Câncer

Com o objetivo de tentar evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre a doença, o mundo comemora, no dia 8 de abril, o Dia de Combate ao Câncer.

O sucesso da prevenção se baseia na detecção precoce e nas mudanças de hábitos pessoais, procurando eliminar fatores que causem a doença. Sem dúvida, a melhor forma de combater o câncer é por meio da prevenção e da detecção precoce, o que permite tratamentos mais simples e curativos.

Entre as medidas que um indivíduo pode tomar para reduzir o risco de câncer estão evitar o tabaco, limitar o consumo de álcool, evitar a exposição excessiva ao sol, obter uma alimentação equilibrada, manter um peso saudável e ser fisicamente ativo.

A maioria dos casos de câncer está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.

No Brasil, os tipos de câncer mais comuns são os de pele, de pulmão, de mama, de estômago, de colo uterino e de próstata. Confira algumas dicas de prevenção dos dois tipos de câncer mais comuns em homens e mulheres:

 

Câncer de próstata

Para o diagnóstico precoce da doença, é imprescindível a análise de sangue e o toque retal. Estes exames devem ser feitos anualmente em indivíduos acima de 45 anos e, no caso dos que possuem histórico familiar da doença, recomenda-se que faça antes dos 40 anos. Ainda há muito preconceito por parte dos homens para a realização deste exame, mas é muito importante para a detecção precoce e, consequentemente, a realização do tratamento adequado.

 

 

Câncer de mama

A prevenção é simples, mas exige seriedade. É muito importante que a mulher faça o autoexame, independentemente da idade e, caso encontre alguma irregularidade no seio, como nódulo (caroço), deve procurar um médico imediatamente. A partir dos 40 anos toda mulher deve fazer a mamografia e, a partir dos 50 anos, é imprescindível a realização anual do exame. 

Voltar
Vitória: (27) 2104-5000
Vila Velha: (27) 2104-5000
Cariacica: (27) 2104-5000
Serra: (27) 2104-5000
Vitória: Rua José Teixeira, 316 – Praia do Canto
Vila Velha: Rua Henrique Moscoso, 417 – Praia da Costa
Cariacica: Rua Getúlio Vargas, 57 - Campo Grande
Serra: Av. Bnh, 1025, Loja 02 - Parque Res. Laranjeiras